sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Clarkson sobre filmar um programa de carros

Enquanto estava a filmar o seu DVD de Natal, o Jeremy descobriu todos os carros que escolheu são altamente temperamentais...
No final de cada série de verão do TopGear, a maior parte da equipa dirige-se para a praia em busca de descanso e relaxamento. Eu não, no entanto. Com a bomba final ainda a fazer-me eco nos ouvidos, tenho que começar a trabalhar no meu DVD anual de Natal.
Este ano, vão ver-me no circuito Paul Ricard, uma hora a norte de Marselha. É um caleidoscópio de cor e som,  um esplendor em Technicolor na árida hinterlândia bege. É excelente. O céu é uma cúpula azul ininterrupta, mais a sul conseguimos ver o brilho cintilante do Mediterrâneo e o hotel do local tem um restaurante duas estrelas Michelin e uma recepcionista extremamente bonita.
Para tornar tudo ainda mais perfeito, eu estou aqui com a equipa de filmagem do TopGear, que é muito divertida à noite. Ontem à noite - depois de muito vinho, eu admito - nós decidimos que para o nosso especial de Natal, o James, o Richard e eu devíamos voltar a ser Interceptors e ir em busca do melhor penteado “cobre-careca” do mundo. Esta manhã, pude ver algumas falhas nessa ideia, começando por eu não querer usar bigode durante duas semanas.
Mas não importa. Tudo está bem no meu mundo. Excepto uma coisa. Estamos a filmar carros e os carros são um incómodo sangrento. Nós não lhes pedimos muito. Eles têm que dar umas voltas para que as câmaras que estão ao lado da pista possam gravar as derrapagens e o fumo e o barulho. Depois prendemos uma câmara para a perseguição de carro e obtemos algumas imagens. E depois instalamos as câmaras a bordo e eu gravo as coisas que eu quero dizer ao volante. Simples. Mas isso nunca é assim.
Começamos com o Ferrari FF, que, como devem saber, é o primeiro Ferrari que é um hatchback e o primeiro a vir com tracção às quatro rodas. É um sistema incrivelmente complexo que utiliza uma pequena caixa de duas velocidades e duas embraiagens montadas na frente do motor ligadas directamente à cambota. A ideia é que, quando as rodas traseiras percam a tracção, a electrónica accione o sistema frontal e a potência é despachada para a roda da frente que melhor esteja posicionada para ajudar.
O problema é que o carro parece ter um chassis tão bom que a caixa de velocidades da frente parece sentar-se lá a maior parte do tempo sem fazer nada. Fiquei convencido de que ela não estava realmente lá. Até meio do dia, quando notei os pneus dianteiros estavam completamente desfeitos. Meio-dia, e eles foram-se. Inúteis.
Por isso, nós passamos para a McLaren MP4-12C, que seria usado numa drag race contra outros rivais. É fácil filmar uma drag race. Coloca as câmaras na linha de partida para registrar o início. Depois para-se, coloca-se as câmaras no meio da recta para gravar o meio e depois colocá-las no final para gravar a chegada. Isso significa que três arranques. Três utilizações do Launch Control. Simples.
Mas, infelizmente, depois de duas utilizações, o McLaren decidiu que estava demasiado quente e precisava de um descanso. Depois, nós demos cabo do Nissan GT-R. "Não há forma de isto avariar", disse eu enquanto entrei nele.
Por isso, nós enviamos o GT-R para o hospital e começamos a trabalhar com o BMW 1M. Dez minutos depois, muito antes de termos a oportunidade de gravar quaisquer imagens para experiências ou alguma coisa com a câmara a bordo, um dos produtores estava a telefonar para o armazém de pneus mais próximo, para perguntar se eles faziam entregas ao domicílio.
A pista de Paul Ricard não é especialmente abrasiva e a temperatura eram uns agradáveis 31 graus. E nenhum dos carros que tinha trazido tinha durado mais de meio-dia antes de precisar de cuidados médicos.
E isso foi antes de chegarmos ao novo BAC Mono. É um pequeno carro com uma aparência fabulosa. E se não ficarmos pela aparência exterior da carroçaria - que foi inspirada no Raptor F-22 - vão observar que a beleza é mais do que superficial. Todas as mangueiras e parafusos parecem ter sido instalados por uma equipa de pessoas que realmente têm brio profissional.
Então lá fui eu e, imediatamente, soube que o item curto que tínhamos planeado para este carro não seria suficiente. Eu adorei-o. Ao contrário de um Ariel Atom V8 que tem uma determinação em subvirar em direcção a uma árvore em cada oportunidade que encontre. Há um cheirinho, só para sabermos que estamos a exagerar um pouco mas, depois, ele adere e vai. Não há inclinação perceptível do chassis, não perde a aderência na travagem. Está propriamente ordenado. É inquestionável.
Mas, de tudo, o que eu mais gostei foi a falta de velocidade. Os números sugerem que ele vai dos 0 aos 100 em 2,8 segundos e que a velocidade máxima é de 270 Km/h, o que parece assustador. Mas não é, e isso significa que eu podia concentrar-me na travagem para conseguir um grande tempo nas voltas. Não travar para sobreviver.
Em parte, isto deve-se ao facto de terem usado mesmo bloco de motor que usam no Ford Galaxy, embora o motor diga Cosworth de lado.
E embora a caixa de velocidades seja feita pela Hewland inspirada nas da Formula 3, ela troca de velocidades como a de Golf GTI. É a mesma história com o volante. Havia todo tipo de botões, mas a maioria estavam desconectados. Resumindo, parecia-se com um carro.
Eu estava confortável, também. Não podia fazer saltos no cockpit ou tocar nos meus dedos dos pés. Na verdade, eu não conseguia mover nada, para além da frente dos meus braços e os meus pés. Mas isso era tudo o que eu precisava.
Depois, houve um pequeno incêndio. Nada demais. Foi apenas um pouco da guarnição em fibra carbono do escape que ficou um pouco quente. Depois, a caixa de velocidades deixou de funcionar. E depois o motor decidiu que não gostava muito de baixas rotações.
Isto não tem o objectivo de ser uma crítica. Eu estava num protótipo inicial de produção, por isso, não estou a sugerir que os carros que irão comprar se vão comportar desta forma. Mas estou a sugerir que era mais fácil filmar um DVD sobre jardinagem. O solo não se desgasta. Os narcisos não sobreaquecem. Os relvados não têm caixas de velocidades.
É extremamente excitante fazer um Ferrari 458 derrapar numa curva. Muito mais emocionante do que colher uma rosa, por exemplo. Mas temos que nos lembrar que depois de se ter feito algum fumo, os pneus irão ser filmados e o diferencial sobreaquecerá. Poderemos levar qualquer carro aos limites das suas habilidades. Mas apenas uma ou duas vezes. E quando se trata de fazer um programa de televisão, isso nunca é suficiente.
Há, no entanto, uma excepção a esta regra.
Há um carro que nunca sobreaquece, ou lhe dá um chilique. Até mesmo os pneus. Estranhamente, é o Lamborghini Gallardo.

Sem comentários:

Enviar um comentário